Pesquisa personalizada

Rádio Forró Tradicional

Seja bem vindo!Welcome!Bienvenido!Bienvenue!Benvenuto!Добро пожаловать!

domingo, 26 de abril de 2009

Convivência : Só os outros erram?

Você tem problemas?
Por que a gente se preocupa tanto? Alguém pode me explicar, por favor? Não que eu ache que a gente deve viver dando uma banana para o mundo, sem ligar para nada, mas acho que tendemos a levar a preocupação ao extremo. E isso faz mal, deixa a gente azedo, frustrado com tudo e todos, faz de nós pessoas piores.
Como diz meu sábio pai, 90% dos nossos ‘problemas’ se resolvem sozinhos. A ‘solução’ vai ser colocada diante de nós e vamos ter que conviver com ela. Aí vai depender de como encaramos a tal ‘solução’.
Em verdade, acho que começa por empregarmos a palavra problema de modo equivocado (não que eu queira reduzir tudo à uma questão semântica). Problema, por definição, é uma questão que se propõe para ser resolvida, coisa difícil de se explicar, mistério, enigma.
Sendo assim, a maioria das situações às quais chamamos problemas não passam de fatos desagradáveis, atos concretos com os quais não gostaríamos de lidar por uma questão de conveniência, meras situações que vão contra o que consideramos ideal.
Na maioria das vezes, não há uma solução que precisa ser aplicada a este fato, não existe escolha a ser feita, ou seja, não temos controle sobre o acontecido ou como isso irá desenrolar-se. Não existe o ‘problema’. Exemplifico: quantas vezes não nos descabelamos e enchemos os ouvidos de nossos amigos porque o trânsito parou, fulano não fez o que devia no trabalho, choveu demais ou de menos, gripou no final de semana e há um relatório ultra desnecessário que o chefe insiste em ter na segunda de manhã? Isso não é problema…. Alguma ação que vc tomar vai mudar o fato de que a situação existe? Há uma escolha que possa fazer com que o carro seja milagrosamente içado por um helicóptero ou ser teletransportado para o estacionamento do supermercado, ou fazer o babaca da sala do lado pensar em algo que não seja o próprio umbigo? Ou ainda fazer com que o chefe esqueça do relatório inútil pedido para as 7:30 da manhã, ainda que ele nunca chegue antes das 9? Não.
Então, para quê sofrer à toa? O negócio é deixar o sofrimento, a angústia, a dúvida para o que for realmente problema ou tristeza. Para aqueles tormentantes 10%. O tempo é muito curto para esquentar a moringa com tudo aquilo sobre o qual não temos o mínimo controle.

0 comentários:

Postar um comentário

https://www.google.com/webmasters/verification/verification-file-dl?hl=pt-BR&siteUrl=https://www.bodegadaserra.blogspot.com/&security_token=FT9ajO-2NtlxwFlOpnSXNamXGds:1547295457662

Modified by Blogger Tutorial

Bodega da Serra ©Template Nice Blue. Modified by Indian Monsters. Original created by http://ourblogtemplates.com Blogger Styles

TOP