Pesquisa personalizada

Rádio Forró Tradicional

Seja bem vindo!Welcome!Bienvenido!Bienvenue!Benvenuto!Добро пожаловать!

sábado, 25 de abril de 2009

O Filme Radiográfico

O FILME RADIOGRÁFICO – É composto
Por uma ou duas camadas de emulsão fotográficas unidas a uma base.
BASE DO FILME – É de poliéster de cor azulada homogeneamente transparente, flexível, com espessura uniforme de aproximadamente 180 mm
EMULSÃO FOTOGRÁFICA – Possui de 5 a10 de espessura (0,025 mm de cada lado) e é composta por uma mistura de gelatina fotográfica com uma suspensão de cristais de haleto de prata. A gelatina fotográfica tem como funções distribuir uniformemente (sem acúmulo na base ) e fixar os microcristais de haleto de prata na base, permitindo , pela sua permeabilidade , a penetração e atuação dos agentes químicos do processo de revelação.
CLASSIFICAÇÃO DO FILME RADIOGRÁFICO EM FUNÇÃO DA SENSIBILIDADE AO ESPECTRO DE LUZ
1 – NÃO CROMATIZADO – Possui sensibilidade espectralimitada na faixa do ultravioleta ao azul, sendo a sensibilidade máxima no azul.
2 – CROMATIZADO – Possui sensibilidade espectral na faixa do verde-amarelo ( ortocromático) ao infravermelho (Pancromático)
TIPOS DE GRANULAÇÕES DOS FILMES
GRÃOS FINOS – Maior detalhe e mais lento . bastante usado na Mamografia.
GRÃOS MÉDIOS – Mantém um equilíbrio
GRÃOS GROSSOS – Menos detalhe e mais rápido.
DENSIDADE ÓPTICA – A imagem formada no filme radiográfico possui áreas claras e escuras , evidenciando-se certo grau de enegrecimento denominado densidade. O fator primário do contraste é o MAS.
CONTRASTE – É a diferença de densidade óptica(máxima e mínima) encontrada no filme. O fator primário do contraste é o KVp.
OBS.: Um filme radiográfico de grande contraste possui uma latitude reduzida , enquanto aquela de baixo contraste possui uma latitude estendida.
CUIDADOS NECESSÁRIOS AO MANUSEIO DO FILME
A inadequada manipulação do filme , desde a embalagem até o processamento , passando pela fase de exposição , pode acarretar alterações ou deterioração do produto , como: Aumento do FOG ou véu ou veladura bruta (quebra da malha de prata causando o véu de base),Aumernto da densidade em regiões que deveriam ficar transparentes , além do produto submeter a grudamentos. A armazenagem das caixas devem ser na vertical, longe da luz , calor, umidade, a temperatura deve variar de 18 e 24 graus C para evitar mofo , em lugar seguro evitando queda . Prestar atenção a data de validade e usar o mais velho . Cuidado com o atrito para não causar a eletricidade estática.
ARMAZENAGEM
*Longe de subst. Química.
*Distante de radiação ionizante.
*Armazenados em ambiente fresco
*Umidade ambiente de 30 a 50%
*Longe da luz
*As caixas devem ficar na vertical
*A temperatura entre 10 e 21 graus C.
*Longe de líquidos.
ÉCRANS OU PLACAS INTENSIFICADORAS
A importância do écran na redução significativa da dose de exposição aos raios x resulta inicialmente da baixa eficiência do processo de fprmação de imagem por exposição direta aos mesmos. A PROPRIEDADE DO ÉCRAN DE EMITIR LUZ QUANDO EXPOSTO AOS RAIOS X CHAMA-SE FLUORESCÊNCIA .A PROPRIEDADE DE BRILHAR POR UM CERTO TEMPO NA OBSCURIDADE SEM ESPALHAR CALOR CHAMA-SE FOSFORESCÊNCIA.
COMPOSIÇÃO DE UM ÉCRAN
1-BASE – É de cartolina ou poliéster e serve apenas como suporte do material fluorescente
2-CAMADA REFLETORAOU ABSORVENTE- Pode ou não fazer parte de um écran. É uma camada de dióxido de titânio ou dióxido de Magnésio e têm como função aumentar o rendimento luminoso do écran por meio da reflexão da luz emitida pelos cristais.Quando presente , ela fica entre a base e a camada fluorescente . A camada absorvente tem a função de absorver a luz difusa emitida pelos critais , aumentando a nitidez da imagem formada .
3-CAMADA FLUORESCENTE- Consiste em uma camada de cristais de um composto fluorescente , suspensos em um material de ligação.
4-CAMADA PROTETORA-É uma película transparente e muito fina , cuja função é de proteger os cristais da camada fluorescente e permitir a limpeza do écran .
TIPOS DE ÉCRANS
Écran regular Rápidos
Médios
Lentos
Écran comum Tungstato de cálcio
Platinocianeto de bário
Écran terras raras Oxissulfeto de gadolíneo
Oxissulfeto de Lantânio
(ativado por térbio – luz verde)
Écran terras raras Lantânio de Ítrio
(ativado por nióbio - luz azul)

0 comentários:

Postar um comentário

https://www.google.com/webmasters/verification/verification-file-dl?hl=pt-BR&siteUrl=https://www.bodegadaserra.blogspot.com/&security_token=FT9ajO-2NtlxwFlOpnSXNamXGds:1547295457662

Modified by Blogger Tutorial

Bodega da Serra ©Template Nice Blue. Modified by Indian Monsters. Original created by http://ourblogtemplates.com Blogger Styles

TOP